Auriculoterapia no Esporte

A Acupuntura Auricular é uma das áreas de atuação da acupuntura que tem como foco de tratamento o pavilhão auricular. É uma técnica que utiliza estímulos em pontos específicos do pavilhão auricular, com a intenção de estimular terminações nervosas periféricas, que levam o estímulo nervoso até o córtex cerebral. O córtex então reconhece a área reflexa estimulada e envia um novo estímulo ao órgão ou região a ser tratada. As diversas regiões da orelha podem ser estimuladas com agulhas próprias para esse tipo de tratamento: esferas prateadas, douradas, de aço, sementes de mostarda, entre outros.
O tratamento visa à normalização dos órgãos e sistemas doentes, estimulando, sedando ou harmonizando os pontos reflexos na orelha, propiciando o equilíbrio. As diversas funções do organismo estão inter-relacionadas, e se houver algum distúrbio alterando esse relacionamento a doença pode ocorrer. Nesse caso, a Acupuntura Auricular poderá ajudar a restabelecer o bem estar e a saúde.
No mundo dos esportes há uma constante busca de métodos para melhorar o desempenho e aumentar a competitividade dos atletas. Na Acupuntura existem pontos para potencializar o tratamento que atuam na prevenção de lesões e no aumento do desempenho, como analgésico em dores agudas, diminuem a ansiedade e a irritabilidade e ajudam na recuperação física e energética do praticante de esporte.
Algumas indicações:
• Contusões, distensões, contraturas, espasmos;
• Disfunções da tireóide, diabetes, obesidade, anorexia;
• Vertigens, espasmos de musculatura lisa, hipertensão e nas disfunções respiratórias, urinárias, digestivas e circulatórias;
• Alterações emocionais e enfermidades crônicas.

A Cura está ligada ao tempo e às vezes também às circunstâncias, frase atribuída a Hipócrates. Vale a pena lembrar que não existem técnicas ou fórmulas mágicas. É preciso respeitar a capacidade de recuperação de cada organismo, avaliar todos os aspectos envolvidos e ter sempre em mente que a cura não é responsabilidade exclusiva de quem trata, mas também de quem é tratado(Marcus Lisboa).

One thought on “Auriculoterapia no Esporte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*
*
Website

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>