É VERÃO: MOVIMENTE-SE!

por Adriana da Boit, educadora física e acupunturista

Chegamos na época de muito sol, de curtir as férias. O verão é uma estação que convida à prática de atividade física, especialmente as realizadas ao ar livre. Caminhar e correr à beira-mar, jogar futebol de areia, nadar, jogar frescobol, fazer exercícios com pesos etc., qualquer atividade física no verão é altamente saudável, desde que tomemos as devidas precauções: antes de iniciar qualquer atividade física é fundamental fazer uma avaliação médica com um cardiologista ou com um médico desportivo; o segundo passo é procurar um educador físico qualificado para saber qual o tipo de atividade que melhor se adapta aos seus objetivos e definir a intensidade e o ritmo ideal do seu exercício. Devemos tomar mais cuidado no verão devido ao excesso de calor, pois durante a atividade física a temperatura interna do nosso organismo aumenta. Existe uma espécie de relógio que impede que a temperatura ultrapasse um determinado ponto. Se ela subir demais, perdemos proteínas, conseqüentemente diminuindo a performance no exercício e também corremos o risco de enfraquecimento ou desmaios. Por isso é importante usar roupas leves, beber muita água e evitar os horários de sol forte.

Algumas dicas para encarar o verão com saúde:

• Antes da atividade física, consulte um médico para fazer uma avaliação clínica e procure um educador físico para definir a melhor atividade e a intensidade do trabalho.
• Faça sempre aquecimento antes dos exercícios e alongamento depois.
• Use roupas confortáveis e de fácil transpiração para que possa ocorrer a evaporação.
• Sempre caminhe ou corra de tênis, mesmo que esteja na praia. O tênis deve ser flexível, com absorção de impacto.
• Evite correr em terrenos inclinados e com imperfeições como, por exemplo, ruas e calçadas irregulares e esburacadas.
• Proteja-se do sol: evite o horário entre as 10 e 16 horas e utilize protetor solar e boné ou chapéu.
• Beba bastante água.

Atenção: procure exercitar-se no mínimo três vezes por semana e lembre-se que exercícios exaustivos realizados esporadicamente são mais prejudiciais do que a falta de atividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*
*
Website

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>